Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

dez 28, 2021
Valuation
Compartilhe

Decidiu empreender e quer saber quanto vale a sua empresa? Ou está buscando investimentos alternativos e quer entender se o preço está justo? É nessa hora que o valuation é importante para ajudar a entender esses valores. 

O valuation é muito usado no mundo dos investimentos e também entre empresas, principalmente startups que estão em busca de novas rodadas de investimento para expandir seu negócio. 

É importante entender o que é esse cálculo, como ele pode ser feito e de que maneira fornece informações importantes que irão ajudar o investidor ou empreendedor. 

O que é valuation

Valuation, ou avaliação de empresa na tradução para o português, é um cálculo que leva em conta alguns fatores para estimar o valor de uma empresa.

Com esse valor da empresa em mãos, empreendedores conseguem pleitear novas rodadas de investimento e também precificar o valor de cada ação pensando em operações futuras. 

É por meio dessa avaliação que startups podem ser avaliadas em mais de US$ 1 bilhão e serem consideradas unicórnio

O que considerar no valuation?

Para realizar o valuation, é preciso considerar alguns fatores importantes no cálculo. Entre eles, estão: 

  • Fluxo de caixa: estimativa futura envolvendo produtos, capital humano, finanças, equipamento, nível de inovação etc. 
  • Taxa de desconto: valor estimado considerado o risco inerente ao negócio. 
  • Valor atual: preço atual do negócio, considerando o fluxo de caixa e subtraindo a taxa de desconto, além de estimativas futuras. 

Quais as diferentes metodologias de valuation? 

Existem alguns tipos de valuation disponíveis no mercado. O mais popular é o fluxo de caixa descontado. 

Mas também é possível utilizar meios como múltiplos de mercado, liquidação e capital de risco.

Fluxo de caixa descontado

Nesse método, o mais popular do mercado, é preciso levar em consideração o fluxo de caixa da empresa, considerando fatores importantes como receitas, despesas e custos.

Última semana para investir na Kuba

Além disso, é preciso estabelecer a taxa de desconto que irá representar a desvalorização do dinheiro ao longo do tempo. Ao somar todo o fluxo de caixa e subtrair a taxa de desconto estimada, chega-se ao valuation da empresa. 

Liquidação de ativos

Método utilizado quando os fundadores ou sócios querem se desfazer da empresa. Nesse caso, é preciso levantar todos os ativos e passivos da operação. 

Nessa conta entram itens como bens materiais da empresa, como equipamentos e veículos. Isso dará ao comprador da empresa uma estimativa de valor para entender se é viável manter o negócio ou se será necessário passá-lo adiante. 

Capital de risco

Nesse método, o investidor avalia a empresa e entende quanto de retorno poderá obter com a valorização do negócio e a retirada do investimento. 

Bastante usado por startups, que estão em estágio de maior risco do negócio e acabam atraindo investidores com mais vontade de se expor a riscos e volatilidade. 

Múltiplos de mercado

Esse método faz uma comparação com outras empresas da mesma área de atuação no mercado e usa múltiplos, ou seja, indicadores selecionados para entender qual a situação atual da empresa. 

Existem algumas dificuldades nesse método, porque é preciso encontrar outra empresa na mesma área de atuação e também ter acesso a determinados tipos de informação, como transações recentes, lucro, faturamento etc. Elas podem não estar disponíveis. 

A importância do valuation

O valuation é importante porque permite aos sócios da empresa conhecer o valor de suas ações, o preço atual da empresa e qual o seu potencial de crescimento. 

A partir dessa informação, é possível pleitear novos investimentos puxados por fundos de private equity ou venture capital e desenvolver novos produtos, expandir o capital humano, investir em equipamentos e infraestrutura. 

Por ser uma estimativa baseada na junção de alguns dados é preciso ter em mente que nem sempre o valor será condizente com a realidade. É preciso ter cautela para não fazer avaliações muito fora da realidade e planejar de forma equivocada. 

Agora que entendeu mais sobre as rodadas de investimento, fique por dentro de conteúdos relevantes sobre o mercado de investimento. Acompanhe as principais redes sociais da beegin: Instagram, Linkedin e Youtube

Por Equipe beegin

A beegin é o seu portal de investimentos alternativos. Acompanhe as tendências de private equity e venture capital.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *