Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

ago 27, 2021
Equity o que é
Compartilhe

É muito comum no mercado financeiro a divulgação das pessoas mais ricas do mundo, com fortunas avaliadas em bilhões de dólares. Mas, ao contrário do que parte das pessoas pensam, isso não representa dinheiro na conta, mas sim sua participação societária em empresas, ou equity. 

Essas avaliações levam em conta quanto esses empresários detém em equity, já que normalmente são os fundadores ou sócios de uma ou mais empresas. 

O que é equity?

Equity é a palavra em inglês para capital social de uma empresa. Ela também é utilizada para designar a participação acionária de empresários ou investidores em determinada companhia. 

Em termos práticos, ao dizer que o sócio de uma determinada empresa tem 50% das ações dela, significa que o seu patrimônio representa 50% do total do valor da empresa em caso de venda da companhia. 

Como investir

Investir em equity é o mesmo que adquirir participação societária de uma empresa. No caso das companhias de capital aberto, é possível fazer isso por meio da compra de ações listadas na Bolsa de Valores. Esse é o jeito mais tradicional e conhecido dos brasileiros. 

Também é possível adquirir participação de empresas de capital fechado, por meio de operações de investimento alternativo, conhecidas como o private equity

Última semana para investir na Kuba

Esse é um tipo de investimento em renda variável. O objetivo do investidor é a valorização do negócio com o tempo e, consequentemente, que o valor da ação fique mais cara. 

O investimento em empresas de capital fechado pode se dar por três meios diferentes:

  • Negociando diretamente com os empreendedores, tornando-se sócio ou firmando contratos de mútuo conversível;
  • Adquirindo cotas de fundos de investimento em participações, também conhecidos como fundos de private equity;
  • Adquirindo títulos conversíveis por meio de plataformas de investimentos alternativos, conhecidas também como plataformas de equity crowdfunding.

É um investimento de longo prazo, recomendado para alocação de capital que não precisará ser usado no curto prazo. 

Como conseguir equity

Para conseguir equity, é preciso ter um negócio ou ser sócio de um. Desenvolver uma solução para determinado problema, seja por meio de produto ou serviço e conseguir alcançar escala. 

Ou seja, solucionar esse problema para um número cada vez maior de pessoas. Isso fará com que a empresa gere resultados e atraia cada vez mais clientes e investidores, elevando o seu valor de mercado. 

Gostou do conteúdo e quer aprender ainda mais sobre como investir em equity? Então fique por dentro de todos os conteúdos e cursos da Solum.ed.

Por Bernardo Martins

Bernardo Martins é sócio e head de Educação do Grupo Solum. Economista graduado pela PUC-Rio, foi head de soluções digitais da Cogna Educação e CEO da edtech Stoodi

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *