Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

out 6, 2021
OTC ou mercado de balcão
Compartilhe

Investir na bolsa de valores tem chamado a atenção de cada vez mais pessoas. Mas você sabe o que é OTC ou mercado de balcão? 

OTC serve como um ambiente para operações financeiras envolvendo ativos que normalmente não são negociados na bolsa de valores. Mas é importante entender as principais diferenças para as outras formas de investimento para identificar a que mais se adequa ao seu perfil de investidor.

O que é OTC? 

A sigla OTC refere-se ao termo em inglês over the counter, traduzido para o português como mercado de balcão. Ou seja, trata-se de uma negociação paralela de ativos financeiros. 

Diferente das ações listadas em bolsa, os ativos negociados em balcão não se submetem às mesmas regras e restrições, tendo mais flexibilidade em suas operações, embora também sejam regulamentados. 

Ou seja, existem algumas obrigações e regulamentações pelas quais esses ativos não passam. Também há menos garantias sobre a liquidez desses investimentos.

Estrutura do sistema de valores mobiliários

Para entender melhor o mercado de balcão, é preciso conhecer a estrutura de negociação dos valores mobiliários. Por isso, vamos detalhar 3 opções diferentes:

  • Mercado de bolsa: mercado organizado e rigoroso, com informações importantes das empresas sendo atualizadas a cada 15 minutos no sistema.
  • Mercado de balcão organizado: as operações de compra e venda são registradas, mas não há a necessidade de atualização de informações a cada 15 minutos. 
  • Mercado de balcão não-organizado: sem registro das ordens de compra e venda, sendo desorganizado e com espaço para negociação de ativos sem liquidez. 

Essas operações do mercado de balcão acontecem sem intermediários, sendo negociadas diretamente entre vendedor e investidor. Isso permite cotações diferentes das ações listadas na bolsa, já que não há a especulação de valores antes de uma ordem de compra ou venda. 

Última semana para investir na Kuba

O investimento pode ser feito por meio de plataformas ou até mesmo pelo telefone. Mas, diferente do mercado tradicional, não há administração feita por instituições e nem registros em comissões de valores mobiliários. 

É possível investir em ações, debêntures e outros títulos e valores mobiliários emitidos pelas companhias de capital aberto. Investidores qualificados interessados em investimentos alternativos também podem adquirir cotas em Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) por meio de operações no balcão organizado e ingressar no mercado de private equity

A Sociedade Operadora do Mercado de Balcão, a SOMA, foi criada para que as operações feitas no mercado de balcão fossem registradas. Isso foi importante porque antes não havia registro de volume financeiro negociado.

A SOMA foi adquirida pela Bovespa (atualmente B3) em 2002, e passou a se chamar SOMA Fix. Por meio dela são negociados os mesmos ativos disponíveis no mercado de bolsa, mas em condições diferenciadas.

No primeiro sandbox financeiro realizado pela CVM, foi aprovada a BEE4, um mercado de balcão organizado voltado para emissões de empresas com faturamento entre R$ 10 milhões e R$ 300 milhões por ano. A BEE4 é uma joint-venture formada pela plataforma de investimentos alternativos beegin.invest, a Câmara Interbancária de Pagamentos e a Finchain. 

Trata-se da emissão, distribuição pública e negociação em mercado de balcão organizado, envolvendo valores mobiliários emitidos ou representados na forma de tokens em blockchain

Quer aprender ainda mais sobre o mercado financeiro? Fique de olho em todos os conteúdos gratuitos e cursos oferecidos pela Solum.ed

Por Bernardo Martins

Bernardo Martins é sócio e head de Educação do Grupo Solum. Economista graduado pela PUC-Rio, foi head de soluções digitais da Cogna Educação e CEO da edtech Stoodi

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *