Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

jan 26, 2022
DNVB negócios digitais
Compartilhe

Desde que a internet surgiu, muitas empresas tradicionais já migraram parte ou toda sua operação para o digital, com o objetivo de ganhar escala e minimizar custos. Mas, a tendência agora são as DNVBs, empresas que já nascem digitais, com o objetivo de oferecer uma nova experiência aos clientes. 

As DNVBs já ganharam bastante espaço nos Estados Unidos e começam a ganhar força no Brasil. Esse movimento foi potencializado pela pandemia do Coronavírus, que fez com que as empresas precisassem se digitalizar para conseguir se adaptar ao novo cenário econômico mundial. 

O que são DNVBs

DNVB (digitally native vertical brands) ou marcas verticais que são nativas digitais são empresas que já nasceram digitais e oferecem uma nova experiência aos seus clientes. Por terem uma estrutura vertical, conseguem controlar todo o processo, desde a fabricação do produto, passando por venda e atendimento. 

Com essa digitalização de ponta a ponta, a comunicação com os clientes acontece forma online desde o início com os clientes e permanecem assim mesmo que a marca comece a crescer e ganhar mercado. 

O termo DNVB foi citado pela primeira vez em 2016, por Andy Dunn, fundador da Bonobos, uma loja de roupas masculinas com venda online. Mas ela oferece showrooms físicos para que os clientes possam experimentar e ajustar produtos comprados online. 

DNVB x E-commerce

A venda dos produtos das marcas verticais é feita por meio do e-commerce, ou seja, é uma venda D2C (direct to consumer) ou diretamente ao consumidor.  Por isso, a ideia é tentar fornecer algo além do que apenas a operação de compra ao cliente. 

Essas empresas costumam surgir com um propósito de marca muito forte por trás, com o objetivo de oferecer uma experiência marcante a seus clientes. O objetivo é proporcionar identificação com a marca e não apenas com o produto. 

DNVBs e e-commerce apresentam algumas diferenças nas suas operações. O e-commerce tem margens muito baixas, já as marcas verticais conseguem margens maiores. 

Última semana para investir na Kuba

O crescimento do e-commerce, normalmente, acontece de forma mais acelerada pela sua facilidade de escala. Já no caso da DNVB, esse crescimento é mais lento, mas sua valorização no longo prazo tende a ser maior, já que há muita identificação da marca com o cliente. 

Esse crescimento é muito puxado por interações nas diversas redes sociais disponíveis no mercado. Mais do que apenas um alto número de seguidores, a ideia é construir uma relação duradoura e de confiança com os seguidores. 

Omnichannel

Mesmo que seja uma marca nativa digital, a DNVB costuma oferecer uma experiência presencial a seus clientes, com o intuito de promover uma conexão diferenciada e permitir que a barreira do digital seja rompida por espaços físicos. 

As marcas digitais costumam criar parcerias com espaços físicos, como lojas e supermercados, e controlam toda a distribuição dos produtos, sem deixar essa operação a cargo dos varejistas. 

Além disso, também costumam criar parcerias com marketplaces e lojas online. Mesmo com essas parcerias, a DNVB costuma controlar de perto a venda, com o objetivo de não participar de promoções ou não ter seus produtos vendidos por preços inferiores. 

Vantagens da DNVB

Como as marcas nativas digitais controlam seus processos de ponta a ponta, conseguem executar uma integração de canais e analisar os dados que são coletados ao longo do processo. 

Como a venda é feita diretamente ao consumidor, também é possível melhorar a eficiência de produção, da logística e também da experiência do cliente. Consequentemente, isso afeta de forma positiva as margens e, também, os níveis de satisfação do cliente e seu lifetime value, que é o valor gasto pelo cliente enquanto consome produtos da marca. 

Isso tudo atende diretamente o objetivo dessas marcas digitais que pretendem oferecer experiências diferenciadas a seus clientes. 

Agora que entendeu mais sobre as DNVBs, fique por dentro de conteúdos relevantes sobre o mercado de investimento. Acompanhe as principais redes sociais da beegin: Instagram, Linkedin e Youtube

Por Equipe beegin

A beegin é o seu portal de investimentos alternativos. Acompanhe as tendências de private equity e venture capital.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *