Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

jan 27, 2022
Mercado brasileiro de vinhos cresce
Compartilhe

O Brasil está se destacando como um dos mercados de mais crescimento no consumo de vinhos em todo o mundo. De acordo com a consultoria International Wine & Spirit Research (IWSR), o consumo brasileiro de vinhos cresceu 28% em 2020, enquanto no mundo ele caiu 6,5%.

Este crescimento se deve a diversas mudanças estruturais no comportamento do consumidor brasileiro nos últimos anos. Essas mudanças fazem com que negócios vinculados a este mercado se tornem oportunidades interessantes de investimento.

Mudanças no comportamento do consumidor de vinhos brasileiro

Listamos abaixo algumas das mudanças estruturais relevantes que estão transformando este mercado.

Número de bebedores de vinhos quase dobrou em uma década

De acordo com a consultoria Wine Intelligence, o número de bebedores de vinhos no Brasil cresceu de 22 milhões em 2010 para 39 milhões em 2020. Foram cerca de 17 milhões de novos consumidores que passaram a beber vinhos pelo menos uma vez por mês.

Mesmo em 2021 esta tendência permaneceu. De acordo com a Ideal Consulting, o consumo de vinhos no ano passado foi de 489,4 milhões de litros, 4% abaixo de 2020, mas 27,9% acima de 2019. A venda de vinhos finos brasileirosteve alta de 23% no ano passado.

A IWSR indica que tipos de vinhos consumidos em ocasiões informais, como festas, tiveram crescimento expressivo. É o caso dos vinhos rosés, cuja representatividade no mercado brasileiro subiu de 2% para 6% entre 2015 e 2020.

Consumidores nativos digitais

O consumidor de vinhos brasileiro é um dos mais digitais do mundo. O Brasil é o segundo maior país com downloads do app de avaliação de bebidas Vivino, por exemplo. Antes da pandemia, um estudo da Wine Intelligence apontava que mais de 10 milhões de brasileiros já compravam vinhos online, número só inferior ao da China e Estados Unidos.

Última semana para investir na Kuba

E esta tendência tende a crescer para o futuro, De acordo com a Wine Intelligence, 59% dos consumidores regulares brasileiros consideram comprar vinhos por canais online.

Brasileiros mais abertos a novidades

O consumidor regular de vinhos brasileiro é mais aberto a experimentar novas uvas e tipos de bebidas. De acordo com a Wine Intelligence, 70% gostam de experimentar novos estilos em uma base regular. Este número é superior ao de outros países, como Estados Unidos (51%).

Vinhos ganham espaço em ocasiões informais

Por fim, um fator estrutural que expande o mercado brasileiro é a sua crescente aceitação como bebida para ocasiões informais. A Wine Intelligence apontou que 51,8% dos consumidores brasileiros bebem vinho para relaxar no final do dia, e 18,5% o consomem para acompanhar refeições em casa. 

Perfil das melhores oportunidades de investimento

Diante dessas mudanças estruturais, podemos identificar o perfil de negócio mais propício a explorar essa oportunidade e crescer.

Marcas nativas digitais

A relevância da compra online de vinhos mostra que as digital native vertical brands (DNVB), ou marcas nativas digitais, têm maior potencial de explorar este mercado.

Negócios asset light

Em linha com as tendências globais de transformação dos negócios, as empresas mais focadas em desenvolver marcas e canais de venda têm maior potencial de crescimento. Diferentemente de vinícolas tradicionais, que verticalizam a produção e a distribuição, essas se concentram no controle de qualidade, desenvolvimento de marca e distribuição, e terceirizam a produção, obtendo assim maior escala.

Vinhos rosé

Os vinhos rosé estão crescendo em aceitação do público brasileiro. Por isso, as marcas com presença relevante deste tipo de bebida em seu portfólio podem capturar um mercado em expansão, crescendo e escalando junto com a mudança de comportamento do consumidor.

Na beegin você encontra as melhores oportunidades de investimento em marcas nativas digitais que atuam nos setores mais resilientes da economia. Veja as empresas que estão captando investimento.

Por Equipe beegin

A beegin é o seu portal de investimentos alternativos. Acompanhe as tendências de private equity e venture capital.

Related Post

2 comentários em “Mercado brasileiro de vinhos cresce na contramão do mundo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *