Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

nov 30, 2021
Negócios de impacto
Compartilhe

O mercado financeiro evoluiu bastante ao longo dos anos e com isso, surgiram novas possibilidades para fazer negócios alcançar a rentabilidade. Exemplo disso são negócios de impacto, ou seja, modalidades de investimento consideradas novas e que prometem boas oportunidades.

Os negócios de impacto são classificados como ESG (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance), ou seja, boas práticas sociais, ambientais e de governança corporativa — são negócios que estão em expansão no mercado e com ótima tendência de crescimento.

Mas afinal, você sabe o que são os negócios de impacto e por que são uma boa possibilidade para sua carteira? Se deseja potencializar suas oportunidades, este artigo vai ajudar! Continue a leitura e veja 5 motivos para investir nessa modalidade.

A relação entre investimentos e sociedade

Promover o crescimento econômico em harmonia com as questões ambientais e sociais sempre foi um grande desafio em todo o mundo. No entanto, devido à necessidade do desenvolvimento sustentável e a criação de soluções mais eficazes para sociedade, esse contexto tornou-se um objetivo do mercado.

Sendo assim, os negócios classificados como ESG estão em evidência no mercado nacional e internacional. Segundo dados da Bloomberg, os investimentos em negócios que correspondem aos pilares ESG atingiram o patamar de US$ 35 trilhões, demonstrando que obter lucros e contribuir para questões sociais ou ambientais não são conceitos opostos.

O que são os negócios de impacto?

Termo recente no mercado nacional e internacional, os negócios de impacto são empresas que têm como atividade principal a venda de produtos ou serviços que buscam solucionar ou mitigar problemas socioambientais. Dessa forma, os aportes feitos nessa modalidade acontecem em empreendimentos que desenvolvem soluções imprescindíveis à sociedade ou meio ambiente, em diversos setores.

Além disso, os negócios de impacto são oportunidades ideais para investidores que priorizam ativos ESG (Environmental, Social and Governance), ou seja, empresas com boa classificação em fatores ambientais, de responsabilidade social e governança.

Qual o objetivo das empresas de impacto

O conceito dos negócios de impacto está relacionado com a responsabilidade com o meio. Sendo assim, o objetivo dos investimentos nesse setor é acelerar o crescimento de empresas que se enquadrem no segmento e tem potencial para gerar retorno tanto para a comunidade em que está inserida, quanto financeiramente para seus investidores.

Ou seja, esses negócios oferecem soluções práticas e eficazes para problemas reais e atuais da sociedade ao mesmo passo em que proporcionam um crescimento econômico significativo para os empreendedores, investidores e população.

Principais segmentos dessas empresas

Para ser considerada um negócio de impacto, as empresas devem atender critérios específicos. Os principais estão relacionados com a solução ou mitigação de desafios da sociedade como atividade principal. Assim, empresas tradicionais que executam boas práticas para a sociedade ou meio ambiente não estão incluídas.

Diante disso, os negócios de impacto são encontrados em diversos setores, como:

  • educação;
  • saúde;
  • meio ambiente;
  • agricultura;
  • habitação e infraestrutura (imobiliário).

Portanto, são segmentos que têm por essência promover o bem-estar comum. Sobretudo, com soluções inovadoras e com potencial de crescimento para se tornar um negócio lucrativo e competitivo, sem causar qualquer dano ao meio.

5 motivos para investir em negócios de impacto

Ter uma carteira diversificada é muito importante para qualquer investidor, independentemente do perfil de risco. É uma forma para mitigar os riscos e evitar perdas, contribuindo ainda para impulsionar a rentabilidade de acordo com os prazos de cada ativo.

Diante disso, investir em negócios de impacto é uma possibilidade que deve ser considerada, pois a modalidade está em constante crescimento. Por oferecer benefícios importantes para a sociedade, a tendência é que esses ativos sejam bastante procurados em um futuro próximo.

Última semana para investir na Kuba

Veja a seguir, quais os principais motivos para realizar um planejamento e investir em negócios de impacto!

1. Perspectiva de crescimento sustentado no longo prazo

As empresas classificadas como negócios de impacto tem comprometimento em criar soluções para gerar mudanças sociais com o passar do tempo. Sendo assim, são negócios com grandes possibilidades de crescimento sólido a longo prazo, proporcionando bons rendimentos.

Em outras palavras, por serem modelos de empresas que estão em ascensão e são bem vistos pelo poder público e clientes, os negócios de impacto tem um bom potencial de crescimento. Dessa forma, é uma modalidade que oferece possibilidades de retorno considerável para os investidores.

2. Conexão com mudanças de comportamento da sociedade

Os negócios de impacto promovem soluções que são compatíveis com as mudanças no comportamento dos consumidores e extremamente necessárias para a sociedade. Seja em questões ambientais ou sociais, é um fator importante para o sucesso e crescimento das empresas.

3. Acesso a novas oportunidades de negócio

Outro motivo relevante para investir em negócios de impacto são as possibilidades de acesso a novas oportunidades, como o crédito de carbono. Dessa forma, é possível identificar outros negócios semelhantes e diversificar a carteira, elevando os rendimentos e os resultados.

4. Menor exposição a riscos

As questões sociais e ambientais estão em pauta em todo o mundo, sendo alvo de uma evolução mercadológica. Nesse contexto, as empresas que atuam nesse segmento são consideradas essenciais para o futuro da economia, pois promovem mudanças importantes no cenário mundial.

Portanto, a tendência é que os negócios considerados ESG tenham maior visibilidade e possibilidades de crescimento, de acordo com o objetivo de cada projeto. Com isso, é possível ter menor exposição aos riscos, especialmente se houver a diversificação da carteira.

5. Investir com propósito

Por fim, os investimentos em negócios de impacto vão além da busca pela rentabilidade, mas tem um propósito nobre, que é o bem-estar da comunidade em que se está inserido. Sendo assim, é uma forma dos investidores buscarem lucro e, ao mesmo tempo, contribuir para a sociedade.

Em outras palavras, os investimentos em negócios de impacto são dedicados a aportes em soluções que visam contribuir para resolver desafios enfrentados diariamente por uma parcela da população. Com isso, os investidores participam de forma direta em causas de grande valor e ajudam a superar questões urgentes relacionadas ao desenvolvimento da sociedade.

Ter uma boa plataforma de investimentos é imprescindível

Para ter acesso intuitivo e dinâmico aos diversos ativos do mercado alternativo, contar com uma plataforma moderna e segura é indispensável. Trata-se de uma maneira para centralizar as informações e controlar os investimentos com toda comodidade e tranquilidade.

Para isso, a plataforma da beegin é a alternativa ideal para acessar ativos alternativos de maneira prática, centralizada e segura. É uma solução moderna para você encontrar investimentos via equity crowdfunding em empresas promissoras, com operações estruturadas em ativos da economia real.

Além disso, a plataforma conta com uma análise prévia dos investimentos disponibilizados, com isso, você tem acesso a ativos confiáveis e com potencial. Um processo de investimento simples, com uma interface intuitiva e que fornece todos os detalhes para embasar suas decisões.

Como você pode notar, os negócios de impacto representam uma grande evolução do mercado e contribuem para questões extremamente importantes. Portanto, é uma forma para gerar retornos financeiros, efeitos positivos para a sociedade e meio ambiente por meio dos investimentos.

Se você deseja conhecer modalidades de investimento ideais para compor sua carteira e elevar o potencial de retorno, não perca tempo! Acesse o site e veja agora mesmo os investimentos disponíveis na beegin!

Por Equipe beegin

A beegin é o seu portal de investimentos alternativos. Acompanhe as tendências de private equity e venture capital.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *