Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

abr 28, 2021
O que são family offices
Compartilhe

Com o amadurecimento do mercado de capitais no Brasil, um tipo especial de gestora de ativos está ganhando cada vez mais importância. Estamos falando do family office, uma empresa responsável por administrar os investimentos de famílias com muitos recursos.

No mercado de private equity, os family offices são bastante relevantes. Muitos deles fazem investimentos diretos em participação de empresas médias e grandes, sem a intermediação de um fundo de investimento em participações, por exemplo. Vários deles apostaram em empresas que estão realizando IPO na bolsa de valores recentemente.

O que é um family office

Um family office é muito similar a uma Wealth Management, uma vez que seu escopo principal é administrar os bens de uma família de alta renda. Contudo, as necessidades específicas de seu público fazem com que seu escopo de atuação e estrutura seja diferente de uma gestora de patrimônio tradicional.

Tanto pelo montante de patrimônio administrado quanto pela gestão profissional, um family office é considerado investidor profissional ou qualificado. Isto lhes garante acesso a produtos de investimento que não estão acessíveis ao investidor pessoa física comum, vários deles com maior retorno financeiro.

Entre as atribuições de um family office, podemos citar:

  • Gestão de patrimônio;
  • Planejamento da sucessão familiar;
  • Monitoramento e gestão de riscos;
  • Assessoria jurídica e fiscal.

Qual a diferença entre o family office e outros serviços

O foco nas necessidades de gestão financeira das famílias atendidas é o principal diferencial de um family office em relação a um private banking ou a um wealth management, embora os três estejam voltados a clientes de grandes patrimônios.

No caso do private banking, trata-se de um serviço prestado por bancos para clientes de alta renda ou patrimônio. Para eles o banco seleciona um pacote de serviços bancários especiais, e um nível mais exclusivo de atendimento.

Última semana para investir na Kuba

Já o wealth management é voltado exclusivamente para a gestão de grandes patrimônios. Por um lado, este serviço pode atender também empresas. Por outro lado, ele não é planejado para atender outras necessidades das famílias, como sucessão empresarial.

Tipos de family office

Podemos considerar que existem dois tipos fundamentais de family offices:

  • Single family office;
  • Multi family office.

Como os nomes deixam claro, o single family office é estruturado para atender uma única família, enquanto o multi family office oferece seus serviços para mais famílias. Mas mesmo neste caso há critérios mínimos de exclusividade e patrimônio sob gestão para que um cliente novo seja aceito.

Importância dos family offices para o mercado de capitais

Como mencionamos acima, os family offices têm sido relevantes no amadurecimento do mercado de capitais brasileiro. De acordo com o Family Office Report Brazil 2020 1, 55,6% das famílias investem em private equity, e 3,9% do patrimônio está alocado nesta modalidade de investimento. Em venture capital, 38,9% delas investem, e alocam em média 1,6% do patrimônio.

Dos investimentos das famílias em private equity no Brasil, 40% são realizados diretamente nas empresas, e 46,7% é terceirizada para um fundo de participação ou gestora de ativos, com participação pontual do family office. Em venture capital, o investimento direto corresponde a 54,5% do total, e em 45,5% dos casos a gestão é terceirizada. Um family office tem em média 2,1 deals diretos em private equity e 1,5 em venture capital.

A relevância dos investimentos alternativos para os family offices mostra quanto eles são estratégicos para este mercado. Nos cursos da Solum.ed, você pode aprender como se relacionar com os family offices em sua estratégia de investimentos alternativos. 

Notas

1 FOR. Family Office Report Brazil 2020. 2020. Disponível em https://familyoffice.fo/wp-content/uploads/2021/03/family-office-report-2020.pdf Acessado em 16 de abril de 2021

Crédito da foto: People photo created by senivpetro – www.freepik.com

Por Bernardo Martins

Bernardo Martins é sócio e head de Educação do Grupo Solum. Economista graduado pela PUC-Rio, foi head de soluções digitais da Cogna Educação e CEO da edtech Stoodi

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *