Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

dez 22, 2021
Gestores de venture capital
Compartilhe

O mercado de venture capital segue em crescimento no Brasil. E os números comprovam isso. Somente em novembro de 2021, foram aportados mais de US$800 milhões em 55 negócios, segundo levantamento mais recente do Distrito.

Ainda segundo a mesma pesquisa, o valor aportado no ano de 2021, muito provavelmente será 3 vezes maior que o total aportado em 2020. O que mostra que mesmo em meio a uma pandemia global, este mercado continua em ascensão, com o Brasil em destaque.

Mas talvez exista algo que você possa estar se perguntando: quem são os responsáveis por este tipo de investimento?

Gestores de Venture Capital: o que fazem?

São gestores de fundos de investimentos focados no financiamento de startups que já provaram seu modelo de receita. A partir do momento que o fundo investe na empresa, passa a fazer parte do seu quadro societário.

Além de estudar o negócio em si, os gestores trabalham diretamente na análise dos fundadores da startup a ser investida. Geralmente, como a fase da startup já é mais avançada, analisa-se com mais rigor as métricas disponíveis.

Estes gestores têm um olhar especial para negócios que já tem um mínimo produto viável (MVP) e já está validado no mercado. Este tipo de negócio busca financiamento para impulsionar o crescimento e dar escala ao negócio.

Gestores de Venture Capital no Brasil

Temos atualmente no Brasil, mais de 90 gestores de Venture Capital, segundo a Distrito, que fez este levantamento. Esta contagem leva em conta a quantidade e o valor dos investimentos feitos, visibilidade, número de funcionários, dentre outros critérios.

Última semana para investir na Kuba

Na mesma pesquisa, o Distrito destrinchou quais são os principais setores investidos pelos gestores. As fintechs ficam em primeiro lugar, com cerca de 15% do total dos investimentos, seguidas pelas adtechs (10,4%) e as retailtechs (8,4%).

Veja agora sete das principais gestoras de Venture Capital do Brasil, em ordem alfabética:

Astella Investimentos

Focada no investimento em startups em Early Stage, a Astella foi criada em 2010 e tem mais de 40 empresas investidas.

Bossa Nova Investimentos

Fundada pelo famoso empresário João Kepler, a Bossa Nova foca em investimento early stage e pre-seed, com quase 900 empresas em seu portfólio.

Canary

Fundo para startups em estágio inicial, a Canary já tem mais de 100 empresas latino-americanas em seu portfólio e um valor avaliado no mercado de mais de avaliação de mercado superior a US$ 100 milhões.

Crescera Investimentos

A Crescera Capital investe diretamente em empresas como PasseiDireto e Wide Digital, e possui uma estratégia de investimentos prioritariamente minoritários, com foco em middle market e empresas familiares.

Agora que você conhece algumas das principais financiadoras de negócios do país, que tal se tornar também um investidor em Venture Capital e se tornar sócio de startups.

Não sabe como? Conheça os cursos da Solum.ed e comece já.

Por Equipe beegin

A beegin é o seu portal de investimentos alternativos. Acompanhe as tendências de private equity e venture capital.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *