Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

jan 13, 2022
como aumentar rentabilidade da minha carteira
Compartilhe

Eu recebo muitas perguntas do tipo: “Como aumentar a rentabilidade da minha carteira de investimentos?”, e é por isso que hoje eu gravei esse vídeo, com o objetivo de esclarecer alguns conceitos muito importantes sobre rentabilidade e investimentos para você. 

Com o crescimento do número de investidores na renda variável, bem como a facilidade de acesso a assuntos sobre investimentos e educação financeira nas redes sociais, muitas pessoas acreditam que investir é mágica, que basta começar e você terá altas rentabilidades. Não funciona dessa forma e vou te explicar o motivo,  além das melhores opções para de fato conseguir aumentar a rentabilidade da sua carteira

Para começar, você precisa entender o conceito de liquidez, que nada mais é do que a velocidade e facilidade com a qual o investimento pode ser convertido em dinheiro na sua mão novamente. Ou seja, quanto mais rápido você puder resgatar seu investimento, significa que ele tem mais liquidez. 

Para a maioria dos ativos, quanto mais liquidez um investimento tem, menor é a rentabilidade dele. Então, após formar a sua reserva de emergência, sua carteira precisa de investimentos de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, para os objetivos mais próximos, normalmente você terá uma liquidez maior e rentabilidade menor e, para os objetivos de longo prazo, como aposentadoria, você terá possibilidade de buscar maiores retornos, já que o tempo será seu aliado em busca de ativos com menor liquidez. 

Outro ponto a se avaliar é a questão do risco: sabemos que na maioria dos casos, quanto mais seguro é o investimento, menos ele rende. Sendo assim, você precisa diversificar de acordo com o seu perfil de investidor, combinando diferentes relações entre risco e retorno. E o que isso significa na prática? Quanto mais conservador é o seu perfil, menor deve ser a parcela do seu patrimônio investida em ativos de maior risco e o contrário também é verdade. Se o seu perfil é agressivo, poderá alocar uma parcela maior da carteira em ativos de maior potencial de retorno, e consequentemente, maior risco

Agora que já ficou claro para você que investimento com baixo risco, com liquidez alta e grande rentabilidade não cabem na mesma frase, você buscará diversificar sua carteira de forma que a rentabilidade média do seu portfólio fique atrativa… E como fazer isso, Jennifer? 

A primeira opção, como falei, é aumentar sua exposição a ativos de renda variável, por exemplo, na bolsa de valores. 

Última semana para investir na Kuba

Outra opção é diversificar também no exterior, buscando ativos que estão atrelados ao dólar. Desta forma, você pode combinar tanto os ganhos com a valorização do ativo quanto com a oscilação do câmbio.

A última opção, e possivelmente a mais interessante para o longo prazo, é diversificar sua carteira com investimentos alternativos. Quando falamos de investimentos alternativos, são ativos que não se encaixam nas categorias convencionais de investimento, e são opções que você dificilmente encontrará em seu banco ou corretora tradicional. Isso ocorre pois os investimentos alternativos estão mais ligados a projetos da economia real, onde o investidor pode financiar ou se tornar sócio de empreendimentos em diversas áreas da economia, como: agronegócio, mercado imobiliário, geração de energia, startups e empresas ainda fora da bolsa de valores. 

Essa opção tem uma possibilidade de retornos elevados, e não sofre com a volatilidade da bolsa de valores, porque não está correlacionada com outros ativos. Porém, a liquidez é mais baixa e o risco mais elevado

E, para você começar a diversificar nessa modalidade, basta buscar uma plataforma autorizada para realizar operações com investimentos alternativos. Estas plataformas e suas operações são reguladas pela instrução 588 da CVM. 

Acesse o link da nossa plataforma, a beegin, faça seu cadastro de forma gratuita e conheça mais sobre os investimentos alternativos. 

Se você ficou com alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários que responderemos o mais breve possível! 

Até a próxima, investidor! 

Por Equipe beegin

A beegin é o seu portal de investimentos alternativos. Acompanhe as tendências de private equity e venture capital.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *