Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

jan 30, 2022
Diferença entre equity crowdfunding e financiamento coletivo
Compartilhe

Olá, investidor! Você já acessou aquelas páginas de apoio, para colaborar com algum projeto ou ação social? Essa é a famosa vaquinha online, ou o financiamento coleto. Esse formato tomou espaço na internet nos últimos anos e mobiliza diversas pessoas a incentivarem algum projeto ou causa. Mas muitas vezes esse termo é confundido com o equity crowdfunding, que pode até ter um nome parecido, mas não tem relação entre si. No vídeo de abaixo eu você vai entender: equity crowdfunding e financiamento coletivo: qual a diferença?

Quando falamos do crowdfunding, é o mesmo que financiamento coletivo, onde um determinado grupo de pessoas disponibiliza recursos em prol de uma causa ou projeto em que acredita. 

Quem participa de uma campanha de crowdfunding, ou “vaquinha online” não é um investidor, mas apenas um apoiador. É preciso deixar isso bem claro!

A pessoa não se torna sócia nem credora da empresa ou causa que apoia. Seus direitos se limitam, no máximo, a receber uma “recompensa” pelo apoio financeiro ao projeto, dependendo dos termos da campanha. 

Por outro lado, no equity crowdfunding, o participante torna-se sócio ou credor da empresa em que está investindo. Portanto, daquele momento em diante, ele terá todos os direitos e as obrigações associados a esse status.

Comenta aqui se você já tinha ouvido falar sobre esse tipo de investimento! É novidade pra você? Aqui no canal a gente compartilha tudo sobre isso! Não deixe de se inscrever!

O equity crowdfunding é uma alternativa para investir em empresas de capital fechado, geralmente startups, que precisam de recursos para validar ou expandir seu negócio. Além disso, tem sido utilizado para financiar scale-ups, empresas fora da bolsa já validadas que crescem rapidamente. Ou seja, o equity crowdfunding conecta investidores e empresas com alto potencial de crescimento, lançando ofertas de captação de recursos por meio de uma plataforma.  

Pra fazer este processo com segurança, é fundamental que você opte por uma plataforma confiável. A Beegin é regulamentada pela CVM, que é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia e fiscaliza o mercado de valores mobiliários. E aqui na nossa plataforma você pode começar a investir a partir de 5 mil reais.

Última semana para investir na Kuba

Nessa classe de ativos, você consegue rentabilidades mais atrativas, já que é realizado ao longo das etapas de maior crescimento do ciclo de vida de uma empresa. Pesquisas mostram que a rentabilidade média anual é de 19 pontos percentuais acima do Ibovespa.

Agora vamos falar sobre  os lucros do seu investimento!

Essa modalidade tem baixa liquidez. Você vai esperar um evento de liquidez que é chamado de  exit para receber os lucros do seu investimento. A saída do investimento acontece em momentos como a venda da empresa para outro player ou a abertura de capital, o famoso IPO. 

Com um bom planejamento, é possível equilibrar a relação entre risco e retorno, já que estamos falando de uma grande oportunidade de aumentar a rentabilidade da sua carteira e ainda melhorar a diversificação. 

Então, recapitulando: quando falamos de crowdfunding, estamos falando lá da vaquinha, que é a doação para financiar um projeto, sem nada em troca!

Já quando falamos de equity crowdfunding, estamos falando de um investimento alternativo.

E cada vez mais investidores estão aderindo a esta modalidade, que só cresce aqui no Brasil 

Entendeu a diferença? Me conta aqui nos comentários se você já fez algum investimento deste tipo! E se inscreve no canal pra continuar aprendendo sobre as melhores oportunidades do equity crowdfunding. 

Até a próxima, investidor!

Por Equipe beegin

A beegin é o seu portal de investimentos alternativos. Acompanhe as tendências de private equity e venture capital.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *