Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

jan 17, 2022
Em quais setores investir em 2022?
Compartilhe

Olá, investidor!

Já falei algumas vezes por aqui sobre a importância de estar por dentro do cenário macroeconômico e político. No vídeo de hoje, eu vou explicar como isso afeta os seus investimentos, como se proteger e te mostrar opções de investimentos que vão ajudar a diversificar sua carteira e melhorar ainda mais sua rentabilidade. Me acompanhe até o final!

O cenário econômico brasileiro está se tornando cada vez mais volátil e incerto, o que torna um desafio para os investidores. É muito importante que o investidor conheça os  setores resilientes da economia. 

Os setores resilientes apresentam uma baixa oscilação de performance quando os indicadores macroeconômicos vão mal. Normalmente, são setores de bens de consumo ou serviços essenciais, aqueles que mesmo em momentos de crise, nós precisamos continuar consumindo. Vou te dar alguns exemplos:

Setor de alimentação 

Mesmo em momentos de crise, todos nós precisamos nos alimentar, não é verdade? O crescimento desse setor é expressivo. Para você ter uma ideia, segundo o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor apresentou crescimento de 184,2% no primeiro trimestre de 2021. As vendas para o varejo tiveram crescimento de 134,4% no mesmo período. Além disso, o setor sofreu grande transformação tecnológica, que corroborou ainda mais para esses dados.

Mercado de casamentos 

O mesmo acontece com negócios relacionados a casamentos. Independentemente da atividade econômica, as pessoas continuam se casando. De acordo com o IBGE, entre os anos de 2016 e 2019, o número de casamentos no Brasil permaneceu estável em torno de 1 milhão por ano, e só caiu em 2020 por conta do isolamento social, e não da economia. Por isso, a demanda por serviços relacionados a casamentos tende a permanecer estável.

Mercado pet/vet 

O Brasil hoje é o 2º maior mercado Pet em número de cães e gatos, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Como os animais domésticos passaram a fazer “parte da família”, é um setor que demonstrou ser extremamente resiliente. Nos momentos de crise, há a substituição de produtos caros por mais baratos, mas não a retirada de 100% do orçamento. 

Última semana para investir na Kuba

Edtechs 

As edtechs são empresas que oferecem serviços inovadores em educação por meio da tecnologia. Para dar uma ideia de sua relevância, no mapeamento realizado em 2020 pela Associação Brasileira de Startups, as edtechs representam 17,3% de todas as startups nacionais. Devido a esse cenário, as edtechs representam um setor interessante para o investidor.

Energia 

Como as residências, comércios e indústrias não podem ficar sem energia, esse setor é um dos mais resilientes do mercado. Essa característica é reforçada por ser um setor estratégico para o governo, que firma contratos de longo prazo com empresas privadas, o que proporciona uma maior estabilidade nos negócios e maior previsibilidade para seus investidores. Além da geração, transmissão e distribuição de energia, o Brasil é um país privilegiado por seu ecossistema e pela disponibilidade de recursos naturais. Para 2021, a expectativa é continuação da expansão das fontes renováveis, principalmente a energia solar.

Agora que você já sabe quais setores ficar de olho em 2022, é importante que saiba diversificar seus investimentos em classes de ativos diferentes para mitigar seus riscos. 

Você pode investir nesses setores comprando ações listadas na bolsa de valores, mas uma opção que chegou com tudo é o equity crowdfunding. A forma mais acessível de investir em empresas desses mesmos setores, mas que ainda se encontram fora da bolsa, como as startups. Esse tipo de investimento compõe a classe dos ativos alternativos e é muito interessante pois não tem correlação com as demais classes, se preservando das oscilações da bolsa de valores, por exemplo.  Clique aqui para acessar nossa plataforma, a beegin, que tem ofertas de investimento abertas em startups em setores promissores. 

Continue nos acompanhando para mais conteúdos incríveis como esse.

Até a próxima, investidor!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *