Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

jan 14, 2022
o que é uma scale-up
Compartilhe

Olá, investidor!

Para você ficar por dentro desse universo de investimentos em negócios, é importante conhecer alguns conceitos sobre scaleup. Nos vídeos anteriores, tratamos muito sobre startups, mas existe um conceito dentro desse ecossistema que é o da scaleup. Hoje eu vou te explicar o que é uma scaleup e também cada etapa do ciclo de vida de um negócio.

Mas antes de mais nada, já se inscreva no canal e curta esse vídeo para ficar por dentro das melhores oportunidades para investir em startups e negócios da economia real. 

As scale-ups são empresas de alto crescimento, que já passaram por uma validação do modelo de negócio pelo mercado e agora estão em fase de acelerar suas vendas e obter ganhos de escala em seus gastos. Por um período intensivo e observável, uma empresa pode ser considerada uma scale-up caso obtenha crescimento, em número de funcionários ou receita, de pelo menos 20% ao ano por 3 anos consecutivos.

Além da validação do mercado, outras características importantes de uma scale-up são: crescimento financeiramente saudável, vantagem competitiva, público-alvo fidelizado e mercado com grandes oportunidades de crescimento.

Segundo a Endeavor, scale-ups contratam 100 vezes mais que o restante das empresas. Enquanto uma Scale-up contrata, em média, 31,3 novos funcionários por ano, a média do restante das empresas é de apenas 0,34 funcionários. 

Como vocês podem notar, enquanto uma startup ainda está validando junto ao mercado o seu modelo de negócio, atuando em extrema incerteza, a scale-up já está em uma etapa posterior. Para saber em detalhes sobre startups, clica no vídeo que vai aparecer aqui em cima.

Por falar em etapas, vou te explicar um pouco sobre o ciclo de vida de um negócio:

Nessa imagem nós temos 4 grandes etapas, a inicial, de product market fit, é quando a empresa está validando o seu produto no mercado. É uma fase de formação, cujos tipos de investimentos mais comuns para financiá-la são: o “love money”, investimento anjo e investimento semente (mais conhecido pelo termo em inglês seed capital). 

Última semana para investir na Kuba

Também há a possibilidade de fundos de venture capital investirem em empresas nessa fase inicial, embora seja menos comum. 

A etapa seguinte, é do crescimento alto e constante. A empresa já tem a validação do mercado e está buscando escalabilidade, expansão, profissionalização e consolidação. Nessa etapa, o investimento é feito principalmente por fundos de venture capital, por meio das rodadas séries A, B, C, D, E, F, G…

Uma modalidade de investimento, tanto para startups quanto para scale-ups, que cresce muito no Brasil, é o Equity Crowdfunding. São muitas as plataformas registradas na CVM para esse tipo de investimento, sendo a maioria com foco apenas em satrtups. A beegin, além de startups, oferece excelentes oportunidades para você investir em scale-ups com foco no crescimento de seus negócios a longo prazo. Acesse o link para você conhecer as oportunidades da beegin: beegin.invest.com.br

Na terceira etapa, a empresa passa a ter um crescimento menor, pois já está mais consolidada e com um nível de maturidade maior.

E, por último, a fase de queda constante, onde essas empresas precisam se reinventar a todo instante, sempre atentos a estratégias para se manter no mercado. 

Compreendendo esse ciclo de vida, será muito mais fácil entender o ecossistema e com certeza te dará mais segurança na hora de investir em negócios com alto potencial de retorno. 

Continue nos acompanhando para mais conteúdos incríveis como esse!

Até a próxima, investidor! 

Por Equipe beegin

A beegin é o seu portal de investimentos alternativos. Acompanhe as tendências de private equity e venture capital.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *